The Womans Behind the Camera - Cleber Eldridge

quinta-feira, 19 de abril de 2018

The Womans Behind the Camera


Porque será que poucas mulheres se interessam por cinema? Porque será que pouca gente conhece filmes que foram dirigidos por mulheres? O ano de 2017 foi um ano interessante, na seleção de oficial de Cannes Naomi Kawase e as premiadas Lynne Ramsay e a melhor diretora da atualidade Sofia Coppola estavam entre os filmes selecionados, meses depois Kathryn Bigewlow - única mulher a ganhar o Oscar de melhor direção na história - estreará com um novo e otimo filme, no começo do ano Daniela Thomas e Lais Bodansky passariam seus filmes no Festival de Berlim, esse que seria vencido também por uma mulher, só parece que existem muitas mulheres diretoras, não é mesmo? Pois não existem, alias, é um número muito inferior aos homens, por isso, em maio do ano passado eu iniciei uma longa pesquisa para descobrir mais diretoras ao redor do mundo, descobri inúmeros trabalhos em diversos paises, alguns deles maravilhosos como da britânica Andrea Arnold e outros que não me agradaram muito como da argentina Lucrécia Martel, minha pesquisa continua até hoje, já que foram muitas diretoras - ainda assim um número muito menor que os homens - no 21th Century Cinema vocês podem ler todas as minhas criticas dos filmes dirigidos por mulheres. Pensando assim, reparei agora que existem pouquíssimas cinéfilas no mundo, eu mesmo só conhece três ou quatro, de qualquer forma, conhecem o trabalho de alguma diretora ou alguma cinéfila? Por favor, me apresentem e não deixem de ler as minhas criticas, beleza?

5 comentários:

  1. Um assunto muito importante a ser tratado. A representatividade feminina no cinema ainda tem muito que melhorar.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Cleber, é um tema mega interessante e a industria precisa mesmo valorizar o trabalho dessas mulheres! Eu gosto da diretor de Mulher-Maravilha e ano passado assisti Detroit em rebelião da Kathryn Bigewlow e gostei bastante tb!

    Bjs Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cleber!
    Interessante você tomar nota desse assunto. Eu só lembro da Natalie Portman comentando sobre o fato de só ter homem indicado na categoria de melhor diretor em alguma premiação que teve no começo do ano..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Que post interessante, amei conhecer o blog :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tem razão, é muito difícil saber de mulheres que fazem os trabalhos por trás das câmeras, normalmente os homens que acabam ficando conhecidos por isso. Mas isso é o que acontece na sociedade em geral, sabe? Em muitas e muitas áreas, infelizmente. Falando nisso, aproveitando que você mencionou, eu gosto bastante do estilo da Sofia Coppola :)

    Beijos,
    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir